Site Meter Três e eu: Menino pré-silábico

20 de abril de 2011

Menino pré-silábico


Não é de hoje que o Fabrício anda super interessado nas letras, nos números e principalmente em seu nome. Ano passado aprendeu as letras e números com muita facilidade e começou a querer escrever. "Lê" tudo o que encontra (algumas vezes, quando quer ter razão, até passa o dedinho embaixo das palavras, "lendo" pausadamente o que quer) ou pergunta o que está escrito até em rótulo de maionese, quer dar desenhos e "escritos" de presente pras professoras, enche folhas inteiras com garatujas que cada vez mais se parecem com letras. A coordenação motora fina está cada vez melhor: essa semana pegou um caderno e fez várias linhas entre as linhas, quase sem ultrapassar os limites de cada uma. O "F", pelo qual é apaixonado, já sai perfeitinho há muito tempo. Agora está com o "A" super bonitinho. Fiz uma cartelinha com o nome dele, igual à que eles têm na escola, para ele poder ir treinando em casa também. Enfim, é uma gracinha e adoro ir percebendo cada fase de seu desenvolvimento... (Pra quem não sabe, "pré-silabico", o título desta postagem, é o "nível" de alfabetização em que ele está, quando ainda não relaciona fala e escrita.)

E daí que ontem nós ficamos em casa para fazer os mais de 30 ovos que tínhamos pra entregar entre ontem e hoje (faltam uns 12 ainda!!!). Saímos de manhã pra comprar umas coisinhas, entre elas as sacolinhas pra eles levarem os das professoras. Queria de kraft, mas só achei daquelas decoradas para presente. Trouxe, mas insatisfeita - era linda, mas chamativa demais e toda a atenção deve ser no meu ovo, oras! Mais tarde lembramos que uma das cunhadas estava na 25 de março e pedimos que ela trouxesse dois pacotes de dois modelos diferentes. Quando chegaram, os meninos foram correndo "personalizar" as suas. Fafá se empolgou na primeira, fez um desenho, escreveu o nome... mas quando viu que o pai estava fazendo pão recheado, largou tudo pra assistir (AMA ficar na cozinha). Thierry caprichou no desenho e no "de/para" (embora eu tivesse feito um cartãozinho, ele fez de livre e espontânea vontade). Depois pedi ao Fafá que terminasse a outra sacola. Acho que pra me satisfazer, fez lá um monte de rabiscos coloridos em 5 segundos (rabiscos mesmo, dá pra ver que não é um deseeeenho, nem o nome ele terminou) e pronto, voltou pra cozinha. Mas eu fiquei super feliz!...


Tradução -> Na primeira fotografia, de exatamente 1 mês atrás, o nome está bem mais identificável e bonito, mas eu estava orientando como fazer o B e o R. Já na última, ele escreveu completamente sozinho. Demorei pra entender, achei que ele tinha repetido o I e o O, feito coisas esquisitas... Mas hoje, vendo a primeira foto, entendi o raciocínio. Depois do B, há três partes. Todas elas são o R. Depois vem ICIO, quase perfeito (só falta um "rasgo" no C). Que vontade de morder esse magrelo!!! Acho que definitivamente perdi meu bebê... :(

Um comentário:

Andreia Cruz disse...

Ai amiga, q fofura... Lendo sobre o Fá fico vendo o qto ele e Léo estão na mesma fase... e como é gostoso esse aprendizado.
Hj mesmo tirei foto do trabalhinho do Léo pq fiquei apaixonada com a esperteza de uma criança de 3 anos, num é demais!!!
Acho q vou escrever um post sobre isso, mas num conta pra ninguém q te imitei, viu? Meus seguidores são diferentes dos seus... nunca vão desconfiar... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Um bjão!!! Feliz Páscoa!!! Deus abençoe!!!
Guarda um ovo aí pra qdo nos conhecermos... hahahaha... vai ter q embalsamar!!!