Site Meter Três e eu: Aniversário = Presente. Será?

16 de maio de 2011

Aniversário = Presente. Será?

A primeira vez que fiz um aniversário na creche foi o 3º do Thierry, que já estava lá havia pouco mais de 1 ano. No começo, estranhei não precisar mandar convite, lembrancinha, doces, balões ou bebida (porque lá já tem o suco - maluco ou não, hahahaha). Docinhos, pipoca e brinquedos alugados são até bem vindos, mas é muito raro alguém levar. Já o bolo, a vela, o parabéns e a comemoração são sempre incentivados. Àquela altura, eu também já tinha percebido que nunca, em nenhuma hipótese, se mandava presente pro aniversariante. Algum tempo depois também pediram para não fazermos temas. A princípio foi tudo meio estranho, já que eu via outros "padrões" de festa em escolinha, onde se faz uma festa "completa" e o aniversariante ganha presentes. Mas aos poucos fui compreendendo a filosofia da creche - que também não comemora nenhum tipo de festa, como Natal, dia das mães, pais, crianças e muito menos Halloween. As exceções são as festas típicas da cultura nacional (Carnaval e Junina) e a festa de final de ano, em nenhum momento relacionada com o Natal, mas com o encerramento de um ciclo. Hoje, não só aceito e respeito como concordo plenamente com ela. E daí que na hora do almoço eu comentei com o Thierry que, passada a festa do Fafá (já falei que vai ser dia 11/06???), vou começar a me concentrar nas duas dele. Resolvi fazer na escola e não chamar ninguém na festa pra família, porque ano passado achei chato, hoje me arrependo e não teria feito nada daquilo... Quero fazer uma festa mais "caprichadinha", com direito a docinhos e sacolinha surpresa/lembrancinha (na creche não dá porque lá são cerca de 80 crianças, mas na escola é só a sala dele, com 30). Conversa vai, conversa vem, ele comentou que as crianças que fazem festa têm recebido muitos presentes - e bem que eu achava estranho algumas crianças mandarem convite pra uma festa que será realizada num local onde todo mundo estará mesmo. Eu disse que ele provavelmente não ganharia presente, porque fazemos festa para comemorar, para estar com as pessoas de quem gostamos e que gostam de nós, não para ganhar presente. Mas chocada mesmo eu fiquei quando ele contou que um amigo aniversariante, no meio da "festa", perguntou a ele: "Ei, cadê o meu presente???" Ele, coitadinho, disse sem-graçamente que não tinha levado porque a mãe dele não sabia, e eu estava tão atônita que nem ouvi o resto. Eu não acho nada demais que se leve presente, mas é algo com o qual realmente não estou acostumada, muito menos com criança "cobrando" presente. Claro, os presentes são muito bem vindos mas, na falta dele, eu quero que eles não se frustrem ou cometam a indelicadeza do menino acima. O problema agora é que terei que trabalhar melhor esse assunto na cabecinha dele, porque, embora eu acredite que ele já tenha entendido tudo isso, ele é só um crianção de quase 8 anos que provavelmente será o único a não ganhar presente...

Um comentário:

Keylla Amelotti disse...

Na escola das crianças eles não permitem mesmo que a mae leve bolo nem nada assim; sempre há uma comemoração coletiva no final do mês e aí a família (pais e irmãos) do aniversariante pode ir, mas só pode a presença. Infelizmente, se abrir uma brechinha, já vai ter diferença na de um e na de outro. Entao, como eles estimulam sempre a coletividade, não tem nada e acabou.